No dia 30 de maio de 2025, o Centro de Competências em Cibersegurança e Privacidade (C3P) da Universidade do Porto realizou uma ação de sensibilização e de formação para os colaboradores da Lionesa Business Hub focada especificamente na área de Cibersegurança. Esta iniciativa está integrada no projeto C-Network: CCC-Norte (Centro de Competências em Cibersegurança da Região Norte), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A sessão iniciou-se com um enquadramento legal, tendo sido brevemente apresentados os contextos normativos na Europa e em Portugal, bem como os riscos e lacunas mais comuns nas empresas e, analogamente, as vulnerabilidades mais comuns que os recursos humanos apresentam a nível informático. A sessão foi preparada com base nas estatísticas, conclusões, documentos e referências identificados nos últimos relatórios publicados pelo CNCS. Nesse seguimento, foram ainda propostas boas práticas para ajudar a mitigar e a prevenir riscos e a lidar com os mais comuns constrangimentos decorrentes de ações com intuitos maliciosos. Foi ainda possível detalhar algumas das ferramentas mais utilizadas para prevenir ataques cibernéticos e dados alguns exemplos atuais como a utilização de IA generativa. Algumas das inovações mais presentes, como seja a condução de veículos autónomos, foram também apresentadas como tópicos de reflexão e de discussão.
Na sessão de formação contamos com a presença de Tomás Carmo, Especialista de Sistemas e Tecnologias de Informação no C3P e de Gonçalo Melo, atual capitão do grupo xSTF (Extreme Security Task Force) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), que imprimiram um dinamismo e uma energia à sessão, que permitiram atingir amplamente os objetivos propostos.
No final da sessão, os participantes tiveram ainda a oportunidade de testar o seu conhecimento, num ambiente descontraído, através do preenchimento de um quiz em cibersegurança preparado pelo Centro de Competências em Cibersegurança e Privacidade da Universidade do Porto